Fórum de discussão

11/07/2011 14:06

Existe uma comunidade no orkut chamada cirurgia oral onde coloquei o seguinte título:Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Perguntei qual seria o mais indicado para pacientes em terapia intensiva e vou colocar aqui as respostas que obtive.

Tópico: Fórum de discussão

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Júnior | 11/07/2011

" Para prevenir problemas periodontais a clorexidina é a melhor substacia. Acredita-se que sua superioridade clinica está na sua capacidade de agir no biofilme e no seu tempo de ação. "
Perfeita colocação , porém ela não tem tanta eficácia quando usada imediatamente após a escovação devido ao " efeito detergente " que as pastas causam nos dentes pois isso faz com que a clorexidina não se adira aos tec. dentais , quem receita é bom avisar os pacientes a usar uns 40 min após a escovação .

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Antonio José | 11/07/2011

Marelo, um grande detalhe é a eficacia clinica na prevenção do problema em questão.


Para prevenir problemas periodontais a clorexidina é a melhor substacia. Acredita-se que sua superioridade clinica está na sua capacidade de agir no biofilme e no seu tempo de ação. Acredita-se que a tetraciclina para esse fim não é util porque ela é inativada no biofilme ou não penetre na proteção ativada pelo biofilme. O mesmo acontece com os outros colutorios como Listerine, Cepacol e Plax. Porem PLAX E LISTERINE de alguma forma agem fazendo com que eles diminuam a incidencia de gengivite (não a periodontite) o que ainda não é muito bem explicado e entendido.

Com relação ao Cariax ainda não há comprovação se há inativação ou não da clorexidina pelo e fluor e vice-versa.

Realmente fico na duvida de qual colutorio seria o melhor para esses casos (para o poblema saude bucal). O PLAX tem a vantagem de ter o fluor ativo e assim previnir contra caries, porém não tem o mesmo efeito da clorexidina no combate a gengivite e periodontite.
Com relação ao cancer dos colutorios alcoólicos, não se tem comprovação clinica a respeito. Sabe-se que ele pode ser cancerigeno porém não existe ninguem que teve cancer por usar os colutorios todos os dias.

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Leandro C. | 11/07/2011

Na duvida entre cetilpiridinio ou periogard...
eu uso noplak....! e to tendo bons resultados ! e o preco nao é salgado pra se ter no consultorio....

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Eduardo | 11/07/2011

biotene
Um estudo in vitro com amostras de saliva de pacientes com alta atividade de carie, comparando o uso de 3 soluções anti-sépticas: 01% octenidine dihidrochloride (Octenisept), 0,12% chlorhexdine dicluconate (Kloroben), enxaguante enzimatico antimicrobiano (Biotene). Conslusao: todos os colutorios, exceto Biotene, foram efetivos contra S. Mutans. (Kocak et al, European Journal of Dentistry, 2009)

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Júnior | 11/07/2011

O Listerine contém álcool e é aprovado pela ADA , estranho esses estudos nos EUA e a associação americana aprovar esse colutório ? O Cepacol não foi aprovado não , com relação ao combate da placa bacteriana . Outros aprovados são : Clorexidina ( Periogard ) e o Plax ( colgate ) , esse sim estudos comprovaram sua total ineficácia e as más línguas dizem q a ADA aprovou devido aos milhões de dólares q a Colgate possui .

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Thiago | 11/07/2011

Marcelo esse uso da tetraciclina é feito aqui na clinica qdo pacientes tem problemas periodontais ai depois da RAR fazemos irrigação( diluimos uma capsula de tetraciclina e soro fisiologia em uma cuba irrigamos a area com seringa) a substantividade da tetraciclina é por uns 21 dias +/- ou seja isso é ótimo, bom eu nao sou professor mas vamos pensar.. um paciente internado sem meios para higiene bucal se fizermos uma antissepsia oral com esse metodo sera que não seria mais efetivo que o uso de uma clorexidina?

eu so apenas um estudante.. se informe com algum especialista em Periodontia ai
Abraços

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Thiago | 11/07/2011

Po usa tetracilica diluida no soro fisiologico e faz a antissepsia do paciente, estudos mostram que a substantividade da tetraciclina ficam por uns 21 dias +/-

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Eduardo | 11/07/2011

"Estudo desenvolvido nos Estados Unidos indica que, quando o enxaguante bucal contém quantidade de álcool superior a 25%, existe risco para a saúde bucal.
ISSO É VERDADE OU INFORMAÇÃO EQUIVOCADA????"

Existem alguns estudos tentando correlacionar anti-septicos contendo alcool com aumento no risco de cancer no trato gastrointestinal mas ainda nao ha evidencia cientifica que confirme isso. Por isso o uso destes anti-septicos sao contra-indicados(desencorajados).

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Francis | 11/07/2011

Quando se fala em antisepticos bucais a clorexidrina eh considerada o padrao ouro. tem uma substantividade de 12 horas e junto com o listerine eh a unica q tem comprovaçao de reduçao de placa. se informe pq tem varios artigos que falam de como a clorexidrina eh superior aos demais.

Cloreto de cetilpiridínio x PerioGard.

Thiago | 11/07/2011

Cara Clorexidina tem Substantividade o Piridinico Não tem, a ação bactericida da Clorexidina é melhor e não tem contra indicação pro seu caso ai.

1 | 2 >>

Novo comentário


<===============. MAGRIM .=============><========.ENFERMEIRO.==========>